Dicas Sustentáveis
Dica n°. 01
Os aparelhos que ficam dia e noite em modo stand by consomem energia sem necessidade. Puxe a tomada de todos eles quando não estiverem em uso e tenha certeza: o valor de sua conta de luz vai cair bastante.
Dica n°. 02
Troque as lâmpadas incandescentes do banheiro, da cozinha, da lavanderia ou da garagem pelas fluorescentes. Elas duram até 10 vezes mais, são mais eficientes e economizam até um terço de energia elétrica.
Dica n°. 03
Não jogue o óleo de fritura usado no encanamento. Um litro de óleo pode contaminar até um milhão de litros de água. Separe o óleo em garrafas PET para doá-lo a ONGs que fazem biodiesel e sabão com ele.
Dica n°. 04
Adote a moda das "ecobags". Ao fazer compras, leve sua própria sacola, de preferência as de pano resistente. Com este gesto simples, você contribuirá para reduzir o número de sacolinhas plásticas, que são descartadas inadequadamente, e que entopem cada vez mais os lixões das grandes cidades.
Dica n°. 05
Imprima somente o que for mesmo necessário e procure aproveitar os dois lados da folha de papel.
Dica n°. 06
Plante uma árvore. Ela pode absorver até 1 tonelada de CO2 durante sua vida e é bom abrigo para aves.
Se você é daqueles que não gostam de sujar as mãos, ao menos inscreva-se em programas de plantio pela internet, como o Clickarvore.
Dica n°. 07
Pratique a carona solidária e diminua a emissão de poluentes, levando pessoas que fariam o mesmo trajeto separadamente. Você vai se tornar o cara mais simpático da cidade
Dica n°. 08
Despreze os produtos descartáveis e dê preferência aos que foram feitos para serem duráveis. Com essa simples atitude você estará dando o pontapé inicial para diminuir a quantidade de lixo que a humanidade produz.
Dica n°. 09
Não jogue pilhas e baterias de celular velhas no lixo. Elas contêm substâncias tóxicas que contaminam o solo e os lençóis freáticos. Separe todas elas e procure um posto de coleta. Aproveite para diminuir o consumo de pilhas descartáveis com o uso de pilhas recarregáveis.
Dica n°. 10
Exerça a cidadania. A internet e o telefone são bons canais de comunicação com representantes de sua cidade, seu estado ou país. Mobilize-se e certifique-se de que seus interesses e os da comunidade sejam atendidos.